domingo, 9 de junho de 2013

Cerclagem Dupla - Técnica de Mcdonald

#Meu relato (Cerclagem realizada com 14 semanas gestacional)

15/05/2013 - Acordamos as 3:40am fui tomar um banho com uma gigante ansiedade que me deixou tão fora de mim que sequer conseguia organizar meus pensamentos. Namorido se levanta, toma banho e enquanto isso faço um check list da casa pra conferir se consegui cumprir com a organização da casa que  programei para facilitar a vida das minhas amigas e minha mãe que se dispôs a  ajudar no pós operatório. 
Hora de checar o que eu precisava levar:
"Casa ok; Bolsa ok; Pasta Pré Natal ok; Carteirinha do Convenio e RG ok; Roupas para namorido ok...."
Vou até a cozinha, abro a geladeira e me deparo com o bolo de chocolate que preparei na noite anterior - Só vou dar uma lambidinha no recheio, não vai fazer mal né?! Pensei...Mas me contive, afinal eu sei que não conseguiria me contentar só com uma lasquinha, e o principal: era jejum de tudo, até de água #sofri rs!
Eu tinha que estar no Hospital Santa Joana as 5:30 e com receio de pegarmos trânsito saímos de casa as 4:35 pensei em dar uma cochilada no carro mas a ansiedade não me deixava...As ruas estavam fazia graças a Deus, e as 5:10 já estávamos no Hospital. Aguardo ser chamada, o atendimento é rápido já que o apartamento havia sido reservado pelo médico com antecedência. 

Recepcionista: Sra seu quarto é o 435 no 4° andar, entregue essa documentação à enfermeira e ela lhe dará as chaves do quarto.
Eu: Ok, Obrigada! (Só queria que fosse logo....é pedir muito? rs)

Pegamos a chave, abrimos o quarto, e lá estava a mamãe Ely toda ansiosa fazendo cara de: Estou bem, esta tudo sob controle....Quando na verdade eu queria dizer: Será que alguém poderia fazer isso no meu lugar? Porqueeeeeee??..rs..Sério eu tava pilhada de ansiedade pra terminar logo, fazer o que tinha de ser feito e ir pra casa...Mas finjo uma tranquilidade que só!



Da esquerda para direita, foto no elevador já com a pulseira de identificação, seguindo para o quarto. A próxima foto já é no quarto...Para as meninas que me pediram descrição do Santa Joana digo que é um ótimo hospital, entre ele o Pró Matre a diferença é aquele fashionismo que não quero pra mim de ante-sala, quero algo reservado, logo certamente terei meu bebe no St. Joana....Como descrição do hospital posso dizer que me senti bem acomodada, na foto acima este é um sofá cama, onde o acompanhante pode dormir bem macio e meu esposo não acordou com torcicolo, rsrs..Além deste sofazinho tem uma poltrona, o quarto inteiro é bem aconchegante, com banheiro, frigobar, tv a cabo, internet wifi, serviço de quarto...Quanto as instalações do hospital, não há do que reclamar, como dica particular eu aprovei! #só que não é minha casa né....mas fazer o que eu tinha de ficar ali, pelo menos por uma noite....


Voltemos ao relato
As 7:10 entra uma enfermeira que pede pra eu colocar a roupa do hospital pois ja iria descer para o pré operatório, coloco as roupas, tiro aliança, brincos e deito na maca, namorido ficou no quarto, ao ser conduzida até o pré operatório eu sorria numa felicidade por saber que aqueles pontinhos iriam auxiliar a gestação, pontinhos que não tive a oportunidade de fazer na outra gestação. Antes de entrar no pré operatório eles tiraram uma foto minha para registro de entrada de paciente, tudo bem organizado, e ao entrar na sala do pré operatório um anestesista se aproxima de mim, pena que esqueci o nome dele, mas era um doce de homem! Me pergunta se eu sabia o que estava fazendo ali e como seria o procedimento. Que ele mesmo iria aplicar uma anestesia em mim - a raque local, e me acompanharia em todo o procedimento cirúrgico. Perguntou o nome do bebê se fosse menino ou menina, disse que tinha três menino, daí em diante batemos o maior papo #ele era tagarela igual eu sou rs.
A seguir a enfermeira pulsiona uma veia para colocar o acesso (nada doeu como essa picada, e pra ajudar a bendita perdeu a veia, me melecou de sangue o braço todo, e lógico que fiz um escândalo a parte (porque doeu pakas) ,até disse ao anestesista: "Dei um show né...Maior melindre!" "Sim você deu um show rsrs"..."Ah Dr. não precisa concordar".. - respondi (Ele riu)
Perguntou o que ocorreu para a indicação da cerclagem. Contei da perda gestacional por iic. Disse sentir muito, e ainda perguntou de quanta semanas, qual  o nome do meu anjinho....Ele era um doce! "Agora vai dar certo Eliane" - Ele disse.
Ele começou a falar sobre a IIC  e sobre pacientes que já tinha acompanhando como eu, e  para a surpresa dele eu já tinha tudo na ponta da língua.
Dr.: Mas o que é isso? Uma estudante de medicina?
Eu: Não Dr., estudei pra me precavi de certos médicos que conheci por ai que me aconselharam engravidar e caso eu perdesse ai sim tentar a cerclagem. Estudei pra questionar, pra me posicionar, pra não ficar tão na dependência da opinião deles. E deu certo, conheci o Dr. Baruki, também o questionei, e hoje estamos aqui!!!
Dr.: Uau! Você realmente esta engajada no seu foco. Esta certa!

Em seguida chegou a instrumentista do Dr. Baruki, se apresentou, um doce também,disse que seria rápido que ficaria tudo bem e que se Deus quiser essa gravidez iria chegar a termo!
Dr. Baruki chega logo depois:

Dr. Baruki.: Bom dia Eliane, esta tudo bem? Ta preparada?
Eu.: Nasci preparada, rs  não vejo a hora.
Dr.: Então daqui uns minutinhos já estaremos na sala de cirurgia, você não vai nem sentir.

Minutos depois sou levada ao centro cirúrgico, acomodada naquela maca terrível  com aquelas luzes todas em cima de mim.
Dr. Anestesista: Eliane, irei aplicar  em você a anestesia local, do abdome pra baixo você não sentira mais nada, a enfermeira vai segurar a sua mão, caso queria apertar fique a vontade!
Eu: Rá...Ce tem certeza? Olha que já dei uma prévia de como sou escandalosa, rs
Dr. Anestesista: É você já deu (e sorriu), mas essa picadinha vai doer menos do que o acesso que foi colocado.
Eu: Eu até sei Dr. o problema é que fico lembrando do tamanho da agulha e ai já viu né...sofro litros só de pensar rsrsrs...
Dr. Anestesista: Pronto já foi.. Doeu muito?
Eu: Nadica, pra sorte da enfermeira, senão ao invés de aperta a mão dela eu ia beliscar rsrs
(Todo riram, acho que pensaram, que mulher medrosa) ao que eu disse: Você já pensou uma pessoa como eu medrosa com qualquer coisinha me submeter a isso?!
Olha, meu bebê tem que me amar muito porque é muito esforço! Aliás, penso que a mulher já devia nascer sendo Santa porque passamos por cada coisa...Porque??????Porqueeee??


Dr. Anestesista: <<<Ele ria, e os demais no c.c. também>> Fique tranquila não vai faltar amor pra você! Também acho que deveriam ser santas, passar por isso não é nada fácil, mas passa...
Eliane, agora iremos virar a mesa para que você fique de cabeça para baixo e assim a bolsa  amniótica descer o que vai nos ajudar na cerclagem uterina, o que minimiza o risco da agulha encostar na bolsa e estoura-la.
Eu: Ah eu já sabia Dr. Lembra que te falei que estudei tudinho? Sou uma aluna aplicada.. rs
Dr. Anestesista: Estou percebendo, Dr. Baruki ela poderia ser até sua assistente... 
Eu.: Dr. que cerclagem o Senhor vai fazer a Simples ou a Dupla? Porque é melhor a dupla né.
Dr. Anestesista: Minha nossa, ela virou PH.D mesmo, bem que ela me disse.
Dr Baruki.:  Ela sabe, escreve tudo num blog, daqui a pouco não vão nem mais precisar da gente, vão entrar na internet e fazer tudo online, pedir o bebê com as características que elas querem, agendar data de entrega via sedex....
Dr. Anestesista: Então você tem um blog?
Eu: Tenho, é sobre maternidade e outras coisas aleatórias do meu dia-a-dia, da minha vida...é muito bacana a troca de experiência...

Depois que eu falei do blog o interrogatório correu solto...Eles perguntavam se as pessoas viam, se interagiam, como eu abordava os temas...e detalhe, tudo isso comigo de cabeça pra baixo, pernas abertas naquela posição constrangedora que você que é mulher deve conhecer, enquanto o Dr. Baruki mexia lá dentro da minha "intimidade" rs...A única coisa que senti foram fisgadas e puxadas no abdome, e no canal vaginal.
Só eu pra falar tão a vontade numa situação dessas....rsrs. Tudo nervoso.
Discutimos nomes de bebês, eles me deram sugestões de nome (que não gostei de nenhum rs) e a melhor parte, meu médico me passou detalhes de cada coisa que estava fazendo, as ferramentas que estava utilizando para costurar para eu postar aqui no blog:

Dr. Baruki: Eliane vou te dizer as agulha que estou utilizando pra você contar no seu blog, você consegue guardar na memória:
Eu: Ja to guardando tudo Dr. pode falar.

Dr. Baruki: 
Agulha G9 e G11 para costura; 
Cerclagem dupla (Técnica Macdonald)
Fio de Costura Ethibond Excel - Feito 2 pontos.

A Linha que utilizei para costura é uma das melhores e mais resistente você pode ficar tranquila que esta utilizando o melhor material para costura.
Vou anotar aqui no seu prontuário e colar na sua pasta um pedaço do fio de costura, assim você pode mostrar no seu blog.






Nota: Note na segunda foto onde seguro o fio que ele é mais durinho devido a um revestimento que ele tem, isso porque é muito umido por dentro e esse revestimento garante a resistência dos pontos por mais tempo.

O procedimento acabou cerca de 40 minutos depois, e eu fui super elogiada por todos, por ter me comportado bem, por ter colaborado, o Anestesista disse ainda que todos as pacientes deveriam ser como eu, assim os procedimentos seriam rápido e uma experiencia boa, por fim.
Lógico que eu me achei! rsrs
A instrumentista veio me cumprimentar orientando-me repouso pra que desse tudo certo pois ela queria voltar a me ver só no parto a termo!!!
Até pensei em roubar esse povo pra mim de tão gentil que os achei...Todos!!!!
Me despedi de todos e fui colocada na maca e segui para o pós operatório.

E foi lá que comecei a passar mal.
Cerca de minutos apos minha saída do Centro Cirúrgico senti contrações, e ao mesmo tempo uma aflição por não sentir minhas pernas, uma vontade de chorar de desespero.
A enfermeira já tinha sido orientada pelo meu médico de me deixar na bolsa de Inibina - três ampolas adicionadas ao soro que correriam na minha veia pela bomba, num espaço de tempo de 8 gotas por segundo.
Até tentaram me falar pra dormir. Mas eu tava aflita demais, o coração começou a palpitar, deu uma pequena acelerada, mas me informaram que isso pode ocorrer, e que mesmo com o aumento dos batimentos cardíacos, ainda estava dentro do esperado.
Eu não tinha o que fazer a não ser ter paciência e esperar que pelo menos eu sentisse as pernas pra poder subir pro quarto.
Cerca de uma hora depois - 10:55 eu estava subindo para o quarto. Ah que alivio!!!

Já no quarto, ao ser colocada na cama logo adormeci. Acordei com uma vontade gigante de fazer xixi, mas não podia, a orientação é que eu usasse a cumadre e sonda nem pensar devido o risco de infecção.
Toquei a campainha, a enfermeira entregou-me a cumadre e eu já tive uma conversa com a bendita:
Pelo amor de Deus amiga, eu já te conheço de outra gestação, não vamos começar uma nova briga.....
Tentei ser amistosa com a cumadre, mas não rolou.
Tento manter a paciência e aguardar só mais um pouquinho já que ainda estava sob efeito da anestesia..Nada...E quando já não aguentava mais chamei a enfermeira implorei pra me levarem ao banheiro pois a cumadre não ia rolar e eu ja não podia mais segurar. Eu tava a ponto de abrir o bocão a chorar porque doía tanto..mas tanto...
A enfermeira me levanta e segura de um lado, namorido do outro, e como sentir tontura ao se levantar seria normal eu nem reclamei...e Finalmente consigo usar o banheiro... :)
Agora sim estava bem, pronta pra aguentar passar o dia e a noite no hospital. As demais vezes que precisei fazer xixi foi tudo na cumadre (acho que ela sentiu o drama e simpatizou comigo).
Assim que acordei fui liberada da dieta, com um cardápio que pude escolher até que bacana para um hospital, mas como a frescura pra comer aqui em mim reina, comi bem pouquinho, o que descia mesmo era a sopa...


































O transcorrer do pós operatório foi tranquilo, tive um pouco de sangramento tudo dentro do normal, e sempre monitorado por uma enfermeira.
A noite namorido fez um mimo para a mamãe e biscoito, e eu lógico babei:




















Acho que namorido deu essa roupinha liiinndda pra retribuir a que dei : "Quando eu crescer quero ser igual ao papai". Obs.: Vamos confirmar se é menina amanhã...mas a médica havia dito que provavelmente era =)
O livro "O Que Esperar Quando se Esta Esperando" eu já tinha lido na outra gestação, mas era emprestado e devolvi. Namorido nos deu de presente. Já viram a grossura desse livro? Eu terei muito o que ler ...
Além dos presentes para o baby ele trouxe as minhas balinhas de coco favorita, aquelas molinha com pedaços de coco,gelado sabe? Me acabei hehehe

Na manhã do dia seguinte Dr. Baruki chegou, brincou comigo sobre o dia anterior e disse ao meu esposo: "Ela estava tão ansiosa que conversamos a cirurgia inteira, deu pra discutir bastante assunto não foi Eliane? rsrsrs. Apos me examinar, olhar o sangramento, ele prescreveu minha alta e por volta das 11:00 fomos embora.

Orientações pós operatório

Manter o Utrogestan de 200 mg 2x ao dia;
Manter Dactil OB 3x ao dia;
Repouso relativo;
Evitar ficar muito tempo sentada;
Beber muita água;
Sem relação Sexual até o fim da gestação (e isso inclui qualquer tipo de brincadeira comigo, já que não pode tocar na vagina pra não correr risco de trazer bactérias e infeccionar os pontos); 
E não abaixar pra pegar nada (isso até o fim da gestação), eu já to até expert em pegar as coisas com o pé rs. O que não consigo deixo no chão quando alguém chega eu peço pra pegar.

Além disso,observar os itens abaixo:




Resumo das 15/16 semanas


Como fiquei em casa nada de muito diferente ocorreu, fora o fato de me sentir parte da mobília dos moveis de tanto que fiquei estatelada dentro de casa, e pra quem me conhece sabe que ficar em casa é quase um sacrifício, rs...Mas é para um bem maior!
Além disso, o sangramento demorou de passar, senti cólicas quando me sentava, mas parou apos uns 9 dias. Um corrimento esbranquiçado sem cheiro também ocorreu e não parou mais após a cerclagem,  meu médico disse ser normal por conta dos pontos que estão aqui bonitinhos e assim ficaram até o fim da gestação!
Posso dizer que fiquei tediosa em estar em casa tanto tempo, já que sai do trabalho no dia 14 e retornei na sexta-feira 31/05. E nesse período todo fiquei trancafiada em casa, tomei a vacina contra gripe (depois de uma bela coça que tomei da amiga Elineuza que me pós num medo terrível pois eu pensei em não tomar, mas vendo a onda de surto da gripe, num teve jeito), e foi melhor assim, obrigada pelo puxão de orelha amiga!

Abaixo algumas fotos de 15/16 semanas
                                                            15 Semanas



16 Semanas




                                        

E foi isso...Demorei mas postei o relato.
Volto amanhã pra contar sobre as demais semanas!!!

Beijos com asas,
Li e biscoito


17 comentários:

  1. Amo teus posts, cheio dos detalhes!

    Tudo isso vai valer a pena amiga!

    Beijos te adoramos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Eliane! Nós portadoras de IIC somos, antes de tudo, guerreiras, pois enfrentamos todos os dias batalhas contra a ansiedade, o medo, nossas limitações físicas e muitos outros desafios que vc conhece bem. Tenho vivido uma gestação cheia de medos, mas tb de felicidade, pq assim com vc tb vou ser mãe de uma princesinha. Torço muito por nós e tenho aprendido muito com seu blog. Temos que ter conhecimento mesmo, pra não sermos vítimas de médicos irresponsáveis. Façamos nossa parte e que papai do céu faça o restante! Um bjão pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. graças a Deus deu tudo certo amiga
    fico feliz e a barriga tá linda e enorme
    parabéns
    linda semana bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, mais uma batalha vencida.
    Agora é repousar e ficar tranquila.
    E que coisa mais linda que vc está amiga. Grávida lindona mesmo!
    Vc é muito guerreira.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS....

    Feliz demais por vcs!!
    Vc é linda e grávida então??
    Seu seu sorriso é a prova do quanto está feliz por esse momento,vcs merecem!!
    Eliane te desejo muitas bençãos e agora é só repousar né??
    Um enorme abraço cheio de carinho pra vc!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que esta tudo bem...Vai dar tudo certo bjsss



    http://sheilamarins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que bom q deu tudo certo, que deus continue abençoando essa linda gestação..q barrigon lindo..bjitos

    ResponderExcluir
  8. Post bem detalhado! Os médicos ficaram mesmo interessados no blog hein! rss
    A quarentena do maridon começou bem antes do esperado neh ..rss Mas tudo isso vai valer a pena..quando tiver com seu baby no colo.vc estará realizadaa. bjokas

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei a atitude dos médicos em te explicar tudo pra que você compartilhasse com outras mulheres que tem o IIC assim como você. Eles sim são médicos de verdade!

    Amiga, Deus é contigo!

    ResponderExcluir
  10. Amiga,é uma corrente de oração por vocês,fico tão feliz que ta dando tudo certo,você vai ser muito amada sim,e seu bebê só vai te trazer alegrias.

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus deu tudo certo e vc e seu bb esta bem e que bom que vc foi bem tratada vc merece um bj!!!

    ResponderExcluir
  12. Essa barriga tá é mto gostosinha hein amiga, "o biscoito Rosa" deve ser saborosíssimo...kkkk. Falando sério, vc se supera em cada postagem amiga e em cada vivência tbm. Te amo de paixão e torço mto por vc.
    Deus abençoe esta linda família!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Noossa que barrigão ELy!!!!
    Parabéns!!
    E fica tranquila que vai dar tudo certo!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ely, bem que vc falou que eu ia me apaixonar mais ainda pelo hospital nesta postagem né?
    Quero muito ter o meu baby lá, dia 18 vou na GO que também faz parto lá, pelo menos fazia.
    Menina deu para perceber a sua tranquilidade durante o procedimento é uma delícia quando a equipe nos trata bem né?
    tbm me senti super mal depois da rack, e o que é aquela cumadre, tive que primeiro gemer de dor, colocar os bofes para fora para só depois conseguir usá-la.

    Beijos, a sua barriga está lindona

    ResponderExcluir
  15. Eliane, que bom que deu tudo certo!!! Sua forma de relatar as situações é muito divertida!! Rí muito!! E que legal o Dr Baruki dar o fio da cerclagem para mostrar no blog!!Que Deus continue a abençoar sua gestação e segue diretinho as recomendações, viu??!. Beijo no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  16. oiii boa sorte que tudo de certo! sua barriga ta linda! amo ler o que vc escreve! beijosss
    http://tanyfran.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Parabéns maezinha é isso aí! Tá linda grávida, VAI DAR TUDO CERTO! Eu perdi meu bebe com 5 meses. Não senti dores nenhuma, mas perdi o tampão no sábado antes do dias das mães. Dias depois comecou a sair um liquido amarelado. Cheguei na emergicia já estava com 8 dedos de dilatação. Meu menino estava ótimo, mas não sobreviveria, por ser muito pequenininho. Fui induzida ao parto e perdi meu nenem no dia 16/05/2013. Hoje estou melhor, mas JAMAIS esquecerei. Venci os miomas no útero, fiz tres cirurgia e acho que devido a isso, apareceu a IIC. É uma suspeita e não uma certeza. Quero deixar passar mais ou menos uns quatro meses e tentarei novamente engravidar. Vou fazer a cerclagem também e VAMOS SER MÃES e ter nos filhos amados em nossos braços olhando em nossos olhos, lindos e saudáveis. Que assim seja SR. NOSSO DEUS! Amém. J.B.M - Porto Alegre/RS

    ResponderExcluir

Oiê, ao deixar sua mensagem coloque o endereço do seu blog, assim poderei lhe fazer uma visitinha =).
Beijos com asas,
Ely